21/10/2022

Aluno Cidadão 2022 encerra projeto com Sessão Plenária

Alunos apresentaram quatorze indicações ao Poder Executivo.

O Projeto Aluno Cidadão Ipeense 2022, referente ao tema “Saúde Mental” foi encerrado no dia 18/10/2022 com chave de ouro. Na Câmara Municipal de Ipê, os estudantes se reuniram, junto com toda a comunidade escolar, familiares, amigos, Poder Executivo e Legislativo, para apresentação das matérias legislativas que os próprios estudantes elaboraram.

As escolas municipais e estaduais optaram por realizar a escolha dos participantes entre os alunos do 8° e 9° ano, totalizando 17 alunos, sendo 9 titulares e 8 suplentes. Além disso, os alunos eram acompanhados por professores responsáveis que os auxiliaram durante todo o processo do Projeto, que iniciou-se em agosto deste ano.

Os estudantes trouxeram reivindicações à Casa Legislativa, e conduziram a Sessão Plenária, onde apresentaram suas Proposições sobre sugestões que visam melhorar a saúde mental das pessoas no município de Ipê”. A sessão seguiu conforme os moldes de uma sessão plenária ordinária convencional, com o objetivo de incentivar os estudantes à conhecerem o processo legislativo municipal.

Confira a pauta que foi apresentada na Sessão do Projeto:
Indicação Nº 001/2022, de autoria dos vereadores mirins do Partido Frei Casimiro e Partido Educacional Plácido Damiani: - Que dentro das possibilidades e dos meios legais seja ofertado atendimento psicológico nas escolas da rede municipal e estadual.

Indicação Nº 002/2022, de autoria dos vereadores mirins do Partido Educacional Plácido Damiani: - Que o Poder Executivo estude a possibilidade junto à Secretaria competente, para implementar na grade curricular da disciplina de Educação Física aulas de Yoga e relaxamento.

Indicação Nº 003/2022, de autoria dos vereadores mirins do Partido de Vila Segredo e do Partido de São Paulino: - Que dentro das possibilidades sejam incluídas no calendário escolar encontros e palestras bimestrais nas escolas estaduais e municipais com a participação dos alunos, familiares e população em geral, abrangendo o tema: Saúde Mental.

Indicação Nº 004/2022, de autoria dos vereadores mirins do Partido de Vila Segredo - Que o Poder Executivo através da Secretaria competente, viabilize a ampliação da área preferencial para ciclistas no asfalto e/ou nas principais ruas de Ipê.

Indicação Nº 005/2022, de autoria dos vereadores mirins do Partido de São Paulino: - Que o Poder Executivo verifique a possibilidade de firmar convênio ou parceria com clínicas psiquiátricas, com objetivo de buscar atendimento gratuito ou com baixo custo, para tratamento de doenças mentais em estágio avançado.

Indicação Nº 006/2022, de autoria dos vereadores mirins do Partido dos Cidadãos Ativistas: - Que dentro das possibilidades o poder executivo providencie a ampliação para mais dois cargos de psicólogos para atuação na Secretaria Municipal de Educação para atendimento dos estudantes e profissionais da educação, devido ao aumento da demanda nos últimos anos, especialmente em decorrência da pandemia de covid-19.

Indicação Nº 007/2022, de autoria dos vereadores mirins do Partido Educacional Plácido Damiani: - Que dentro das possibilidades seja incluído no Programa Movimenta atividades específicas para proporcionar a participação de crianças e adolescentes.

Indicação Nº 008/2022, de autoria dos vereadores mirins do Partido de Vila Segredo: - Que seja analisada a possibilidade de reforma do prédio, onde se localizava a Escola Pequenos Brilhantes, em Vila Segredo, com o intuito de atender as necessidades das pessoas que apresentam saúde mental comprometida.

Indicação Nº 009/2022, de autoria dos vereadores mirins do Partido de São Paulino: - Que dentro das possibilidades, seja disponibilizada uma linha telefônica municipal para atendimento, destinada a emergências relacionadas a saúde mental.

Indicação Nº 010/2022, de autoria dos vereadores mirins do Partido dos Cidadãos Ativistas: - Que dentro das possibilidades seja incluído no calendário escolar a Semana de Oficinas sobre Saúde Mental.

Indicação Nº 011/2022, de autoria dos vereadores mirins do Partido Educacional Plácido Damiani: - Que o Poder Executivo através da Secretaria competente elabore e distribua folders e/ou material educativo sobre Saúde Mental para a população ipeense, além disso que possa ser criado e/ou disponibilizado grupos de atendimento a saúde mental.

Indicação Nº 012/2022, de autoria dos vereadores mirins do Partido de São Paulino: - Que o Poder Público Municipal disponibilize uma rede de acolhimento rápido e atendimento às pessoas que demandam cuidados com a saúde mental.

Indicação Nº 013/2022, de autoria dos vereadores mirins do Partido dos Cidadãos Ativistas: - Que dentro das possibilidades seja disponibilizado um espaço na rádio local, para um momento de reflexão sobre saúde mental, em relação a divulgação do Janeiro Branco (Lei nº 1658 de 2017).

Indicação Nº 014/2022, de autoria dos vereadores mirins do Partido de São Paulino: - Que dentro das possibilidades seja incluído no Plano Municipal de Saúde, programas e ações, relacionados ao cuidado da saúde mental dos munícipes.

A Câmara de Vereadores de Ipê agradece imensamente aos Alunos Cidadãos Ipeenses, diretores, professores, palestrantes, familiares e a toda a comunidade pelo sucesso do Projeto do ano de 2022.

Texto: Assessoria de Comunicação - Milena Benetti
Fotos: Foto Ampessan