O Projeto Aluno Cidadão Ipeense 2023, que teve como tema “Meio Ambiente, Sustentabilidade, Técnologia e Inovação” foi encerrado no dia 23/10/2023 com chave de ouro. Na Câmara Municipal de Ipê, os estudantes se reuniram, junto com toda a comunidade escolar, familiares, amigos, representantes do Executivo e Legislativo municipal, para apresentação das matérias legislativas que os próprios estudantes elaboraram.
Os estudantes trouxeram reivindicações à Casa Legislativa, e conduziram a Sessão Plenária, onde apresentaram suas Proposições sobre sugestões que visam fortalecer o título do Município de Capital Nacional da Agroecologia, bem como evidenciar a importância do cuidado e preservação do meio ambiente como um todo, além da conscientização popular sobre a produção exacerbada de resísuos recicláveis e ainda a importância de cuidados com a alimentação, através do consumo de alimentos orgânicos e livres de agrotóxicos ação que promeve saúde, qualidade de vida e fomenta a economia local.
A sessão seguiu conforme os moldes de uma sessão plenária ordinária convencional, com o objetivo de incentivar os estudantes à conhecerem o processo legislativo municipal.
Confira a pauta que foi apresentada na Sessão do Projeto:
Indicação Nº 001/2023, de autoria dos vereadores mirins do Partido Protetor do Meio Ambiente e Partido Estudantil Escolar Damiani: - Que o Poder Executivo dentro das possibilidades faça uma campanha com palestras sobre a conservação e conscientização das vertentes de água, bem como de banhados.
Indicação Nº 002/2023, de autoria dos vereadores mirins do Partido Protetor do Meio Ambiente: - Que o Poder Executivo, através da Secretaria competente, possibilite trimestralmente um ponto de coleta de resíduos recicláveis e como moeda de troca disponibilize a população cupons de desconto que possam ser utilizados na feira agroecológica de Ipê.
Indicação Nº 003/2023, de autoria dos vereadores mirins do Partido Protetor do Meio Ambiente: - Que o Poder Executivo verifique a possibilidade de firmar convênios com órgãos relacionados ao meio ambiente e a Secretaria da Agricultura para a criação de hortas comunitárias no Município de Ipê.
Indicação Nº 004/2023, de autoria dos vereadores mirins do Partido Estudantil Leonel de Moura Brizola: - Que dentro das possibilidades seja viabilizado a construção de um pórtico na entrada da cidade que ilustre o título de Capital Nacional da Agroecologia, dando maior ênfase e visibilidade a vigente economia e cultura local.
Indicação Nº 005/2023, de autoria dos vereadores mirins do Partido Estudantil Leonel de Moura Brizola e Movimento Estudantil de São Paulino: - Que o Poder Executivo junto das Secretarias competentes:
I) Faça a captação de estudantes interessados em ingressar na Escola Agrícola;
II) Institua a disciplina de ensino rural nas escolas de ensino fundamental e médio criando um grupo de estudos com visitação e interação com as propriedades no município de Ipê, em turno inverso possibilitando adquirir conhecimentos teóricos e práticos.
Indicação Nº 006/2023, de autoria dos vereadores mirins do Partido Estudantil Leonel de Moura Brizola: - Que o Poder Executivo em parceria com possíveis interessados, providencie a inclusão em seu site oficial de uma aba específica voltada para o turismo divulgando visitação às propriedades com produção agroecológica.
Indicação Nº 007/2023, de autoria dos vereadores mirins do Partido Estudantil Escolar Damiani: - Que o Poder Executivo através da Secretaria competente, realize a instalação de placas em pontos estratégicos divulgando aos turistas sobre o título de Capital Nacional da Agroecologia do Município de Ipê.
Indicação Nº 008/2023, de autoria dos vereadores mirins do Partido Estudantil Escolar Damiani, Partido Juvenil Ipeense e Movimento Estudantil de São Paulino: - Que seja instituído no mês de setembro com ênfase no dia 21 (Dia da Árvore) um programa em parceria com escolas, entidades de serviços, clubes e órgãos públicos para distribuição e plantio de árvores frutíferas e nativas. Possibilitando que os cidadãos ipeense realizem o plantio tanto na cidade quanto no interior.
Indicação Nº 009/2023, de autoria dos vereadores mirins do Partido Juvenil Ipeense e Movimento Estudantil de São Paulino: - Que o Poder Executivo estude a viabilidade de criar um programa municipal de incentivo para auxiliar agricultores familiares na instalação de fontes de energias limpas e inovadoras, como energia solar, eólica, através de biocombustíveis e energia hidráulica com pequenas usinas.
Indicação Nº 010/2023, de autoria dos vereadores mirins do Partido Estudantil Escolar Damiani, Partido Juvenil Ipeense e Partido Estudantil Leonel de Moura Brizola: - Que seja realizada uma campanha de sensibilização e conscientização em parceria com o comércio local, escolas e entidades de serviço para que a população possa compreender os malefícios do uso de sacolas de plástico e após seja instituído no município o “DIA SEM SACOLAS PLÁSTICAS”.
Indicação Nº 011/2023, de autoria dos vereadores mirins do Partido Estudantil Escolar Damiani e Partido Estudantil Leonel de Moura Brizola: - Que dentro das possibilidades o Poder Executivo, juntamente com as Secretarias competentes analisem a possibilidade de retomada do programa de assistência aos agricultores agroecológicos através de visitas técnicas especializadas para suporte nas propriedades.
Indicação Nº 012/2023, de autoria dos vereadores mirins do Movimento Estudantil de São Paulino: - Que o Poder Público em parceria com entidades, ONG’s e setor privado possa indicar e/ou selecionar locais estratégicos para instalação de abrigos com alimentação e água para animais desabrigados.
Indicação Nº 013/2023, de autoria dos vereadores mirins do Movimento Estudantil de São Paulino: - Que sejam instalados em nosso município, mais pontos de coleta com containers para descarte de resíduos orgânicos e secos, na área urbana a cada 300 metros e na área rural, em cada linha ou capela.
Indicação Nº 014/2023, de autoria dos vereadores mirins do Movimento Estudantil de São Paulino: - Que seja verificada a possibilidade de instalação de unidades climatológicas no município, com medições de temperatura e volume pluviométricos, com alertas em caso de tempestades, raios, incêndios e outros fatores do clima.
Projeto de Lei Nº 001/2023, de autoria de todos os vereadores mirins: “Institui o “Dia Municipal da Agroecologia” e a “Semana Municipal da Agroecologia”, e dá outras providências.
A Câmara de Vereadores de Ipê agradece imensamente aos Alunos Cidadãos Ipeenses, diretores, professores, palestrantes, familiares e a toda a comunidade pelo sucesso do Projeto do ano de 2023.
Texto: Assessoria de Comunicação - Patrícia Brollo Duarte
Fotos: Lais Dadázio Sottoriva