02/01/2020

Câmara de Vereadores repassou ao Poder Executivo Municipal a quantia de R$ 275.000,00 para uso na pavimentação asfáltica do Município de Ipê

.

Em reunião que antecedeu a Sessão Plenária do dia 10 de dezembro de 2019, os vereadores decidiram indicar ao Poder Executivo Municipal, através da Indicação Nº 056/2019, que utilize a sobra do orçamento da Câmara de Vereadores para colaborar com a execução do plano de pavimentação asfáltica proposto pela Prefeitura de Ipê.
Esta Indicação, que foi apresentada na última Sessão Plenária de 2019 (20 de dezembro) é de iniciativa de todos os Vereadores, e visa contribuir para o desenvolvimento e melhorias no Município. O valor repassado é a sobra do orçamento da Câmara de Vereadores do ano de 2019 e foi devolvido ao Poder Executivo Municipal em 26 de dezembro de 2019. Desta forma, a Câmara pode indicar o destino destes valores, já que é resultado das economias e boa gestão do dinheiro público destinado ao Legislativo Ipeense. Ao final do ano de 2018, todos os Vereadores indicaram para que fosse repassado valores às entidades que prestam importantes trabalhos sociais ao Município de Ipê (APAE, AAPCAI, CONSEPRO E ASSUNI).

Este ato só é possível pelo motivo de o Poder Legislativo Municipal ter independência financeira, garantindo que os vereadores tenham autonomia para exercer seu trabalho, sempre visando transparência e colocando o bem estar dos ipeenses em primeiro lugar. Ressaltamos que a independência financeira da Câmara em relação ao Poder Executivo Municipal é realidade desde o ano de 2018 em Ipê. A grande maioria dos municípios já vem utilizando essa prática e a tendência é de que a totalização dos legislativos municipais conquistem esta autonomia em curto prazo, como sugere o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul.