20/12/2023

Legislativo faz devolução de sobra do orçamento ao Executivo

A verba devolvida é um saldo do repasse que a Administração Municipal faz ao Poder Legislativo para o custeio das atividades legislativas no período de um ano.

No dia 19 de dezembro de 2023, através da Indicação n° 063/2023, assinada por todos os vereadores, o Poder Legislativo solicitou à Prefeitura Municipal o repasse/destinação dos valores devolvidos aos cofres públicos.

De acordo com o documento apresentado em sessão, a economia realizada pelo Poder Legislativo Municipal durante o ano de 2023, por parte dos Vereadores e Servidores, resultou em um valor remanescente de aproximadamente R$ 220.000,00 (duzentos e vinte mil reais) e sua utilização foi sugerida conforme segue:

1) Programa de distribuição de cabos de fibra óptica para as localidades do interior do Município – R$ 170.000,00 (cento e setenta mil reais);

2) Entidade Assistencial Ipeense, para ser destinado aos Grupos de Terceira Idade - R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais)

Considerando que a conectividade é o elemento de infraestrutura essencial para a agricultura digital e que a partir dela os produtores, pequenos, médios e grandes, terão acesso a mais conhecimento, tecnologia e oportunidades que transformarão os processos e sistemas produtivos.

Já os grupos de convivência para idosos fazem parte do cotidiano de muitas pessoas da terceira idade, influenciando diretamente em sua qualidade de vida. Esses grupos são responsáveis por propor atividades e gerar engajamento entre o público, incentivando as interações sociais. É nesses encontros que são realizadas atividades físicas, rodas de conversas, oficinas, palestras e confraternizações.

Com base nestes contextos e justificativas é que os nobres vereadores reivindicam ao Poder Executivo que esses valores sejam utilizados em benefício dos munícipes ipeenses.