16/09/2022

Projeto de Lei do Poder Legislativo é sancionado.

PL “Institui o Dia Municipal da Adoção, Proteção e Bem-Estar dos Animais e a Semana Municipal da Adoção, Proteção e Bem-Estar dos Animais, no Município de IPÊ/RS.”

Na sessão dessa terça-feira, dia 13.09, da Câmara de Vereadores de Ipê. Foi aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei Legislativo n° 008/2022, de iniciativa do vereador Valdir Pereira Bueno, e assinado pelos demais vereadores da bancada do PP e vereadora do PDT, o qual “Institui o Dia Municipal da Adoção, Proteção e Bem-Estar dos Animais e a Semana Municipal da Adoção, Proteção e Bem-Estar dos Animais, no Município de IPÊ/RS.”

Sancionado LEI MUNICIPAL Nº 1.935, DE 15 DE SETEMBRO DE 2022, esta proposição objetiva o fortalecimento das ações promovidas por ONGS, Grupos de Proteção e Protetores Independentes em prol dos animais abandonados e vítimas de maus-tratos no município de Ipê-RS.
A luta pelos direitos dos animais e seu bem-estar é crescente em todo o Brasil, sendo que em nosso Munícipio temos a grandeza de ter muitos cidadãos engajados para que os animais abandonados e/ou vítimas de crueldades tenham uma vida digna. A expectativa é que a Semana de Adoção, Proteção e Bem-estar dos Animais traga conhecimento e orientações sobre a posse responsável, sendo que as escolas, grupos de Proteção Animal, bem como outros órgãos do poder público municipal, poderão promover eventos relacionados ao tema, como palestras, exibição de material audiovisual e atividades lúdicas, visando despertar a conscientização dos alunos e cidadão ipeenses para a necessidade de proteção aos animais.
O dia 04 de outubro foi escolhido pois nesta data se comemora O Dia Mundial dos Animais, neste dia também é celebrada a festa de São Francisco de Assis, amante da natureza padroeiro dos animais e do meio ambiente.