Na noite de 12 de agosto de 2025, a Câmara de Vereadores de Ipê promoveu Sessão Solene em homenagem à professora Cristiane dos Anjos Parisoto, dentro da programação alusiva ao Dia Municipal da Cultura e da Paz, instituído pela Lei Municipal Nº 997/2005, de autoria da então vereadora Rita Márcia da Fonseca Cecatto.
Com o tema deste ano “Precisamos promover a Cultura da Paz”, a solenidade contou com a presença de vereadores, autoridades municipais, representantes de escolas, familiares e comunidade.
Durante a cerimônia, foram registrados e agradecidos os representantes de diversas secretarias e instituições de ensino do município. A programação incluiu apresentações de alunos das escolas municipais e estaduais que desenvolveram atividades ligadas ao tema da paz.
A professora Cristiane dos Anjos Parisoto recebeu a distinção deste ano em reconhecimento ao seu trabalho à frente do Museu Histórico de Ipê (MHI) e do Projeto de Educação Patrimonial Núcleo de Preservação, que desde 2012 tem resgatado, preservado e difundido a história e a cultura do município. Ao longo de sua trajetória, Cristiane recebeu prêmios de destaque, como o reconhecimento da FAMURS e o segundo lugar na premiação Cidadão Amucser, ambos em 2014, além de moção de congratulações da Câmara em 2022.
A noite foi marcada por pronunciamentos de vereadores, do prefeito municipal e demais autoridades, além da entrega de um mimo à homenageada. A presidente da Câmara, vereadora Luciana Gallio Paim, encerrou a sessão destacando a importância de ações que fortaleçam a cultura e a paz no município, e reforçou o papel fundamental da professora Cristiane na valorização da história e identidade de Ipê.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores.