08/03/2023

Vereadores encaminham ofício a Expresso Caxiense e Metroplam solicitando providências referente ao transporte de universitários de Ipê e Antonio Prado

Um único ônibus está sendo concedido, e pela alta demanda, os alunos necessitam viajar em pé, ou sentados nos corredores, trazendo riscos a todos os passageiros que utilizam o transporte.

Vereadores da Câmara de Ipê, foram procurados por universitários que utilizam do transporte para se dirigirem até Caxias do Sul para estudarem, solicitando o encaminhamento de ofícios a Expresso Caxiense e Metroplan a manutenção dos horários, bem como das rotas pré-existentes e disponibilizadas no ano de 2022 pela empresa detentora da concessão do trecho entre Antônio Prado/Ipê e Caxias do Sul.

Com o expressivo número de alunos aptos a usufruírem do transporte universitário através do Programa Passe Livre Estudantil, percebeu-se uma incompatibilidade da demanda com o atual serviço prestado, principalmente com o número de veículos e os horários disponibilizados. Os estudantes relataram que a empresa está ofertando somente um horário, e um transporte para as duas cidades, que por vezes, pela alta demanda, os alunos necessitam viajar em pé, ou sentados nos corredores, trazendo riscos a todos os passageiros que utilizam o transporte. E que também atualmente a rota existente só contempla os estudantes da UCS e FSG, não sendo possível atender os estudantes das demais instituições como Uniftec, Anhanguera, Campus 8 da UCS e Faculdade Fátima.

Com tudo, os Vereadores encaminharam um ofício a Expresso Caxiense e a Metroplan, exigindo que esse problema seja resolvido de alguma forma, e o mais rápido possível, pois nossos universitários merecem respeito e o mínimo de dignidade, pois saem de suas casas, quase todos os dias, em busca de seus sonhos, de um futuro melhor pra sí, e pelo nosso País.